top of page

Como narrar uma história?

 

Este foi o exercício proposto aos alunos do 2º Ano do Curso Técnico em Teatro integrado ao Ensino Médio do IFNMG Campus Diamantina, em 2021.

 

Como narrar uma história? A disciplina era "Poéticas da Voz" que se destina ao aprendizado, pelas atrizes e pelos atores em formação, das suas potencialidades vocais, a partir da exploração do seu aparelho fonador, com exercícios de alongamento, aquecimento e prática vocal. Esta disciplina foi ministrada em 10 semanas, em dois módulos virtuais, em Aulas Não-Presenciais, adaptadas ao contexto do isolamento social.

 

Para nós, enquanto alunes e professor, foi um grande desafio aprender e ensinar voz em tão pouco tempo (vinte aulas síncronas de duas horas cada) e ainda de forma virtual. A proposta, com base na Lei 11.645/08, era que os alunos exercitassem a narratividade, através da contação de uma história.

 

As matrizes foram os livros "O Caçador de Histórias" e "Nós - uma antologia de literatura indígena", cujas referências se encontram ao final desta página. O resultado é, como sempre, uma parte de um longo processo de formação que não se iniciou e nem se encerra aqui. São histórias variadas: de terror, de assombração, de amor ou de aventura.

 

Alguns contos foram, por coincidência, repetidos (os alunos podiam escolher quais contos fariam), mas o legal disso é que nós podemos ver duas versões diferentes de um mesmo conto e perceber como a narração pode alterar a nossa percepção de uma mesma história. Esperamos que vocês possam se divertir, se emocionar e aprender com esta escuta. Dê o play, se possível feche os olhos, e solte a sua imaginação!

 

Prof. Pê Braga - Substituto em Artes/Teatro - IFNMG Campus Diamantina.

bottom of page